Livreto | Catequese Semanal

 


LIVRETO
CATEQUESE SEMANAL
COM O EMINENTÍSSIMO CARDEAL SILVEIRA

PALÁCIO ARQUIEPISCOPAL
28.01.2026

ACOLHIDA AO CARDEAL

Comentarista: Caríssimos irmãos e irmãs, boa noite. Reunimo-nos hoje com o coração cheio de esperança e alegria para um momento muito especial na vida da nossa Arquidiocese: a primeira Audiência em nível arquidiocesano, que abre solenemente este novo ciclo de catequeses que caminhará conosco nos próximos tempos. Não é apenas um encontro inaugural, mas um verdadeiro marco de comunhão, escuta e renovação pastoral para todo o povo de Deus que peregrina nesta terra abençoada de Aparecida. Esta noite tem um significado ainda mais profundo, pois marca a primeira Audiência de Dom Gregory, Cardeal Silveira, como Arcebispo Metropolitano de Aparecida, que vem ao nosso encontro como pastor, pai e irmão na fé. Com gratidão, reconhecemos nele o sinal da solicitude de Deus que continua a cuidar da sua Igreja, chamando servidores segundo o seu coração para confirmar o seu povo na fé e na esperança. Ao iniciarmos este ciclo de catequeses, somos convidados a nos colocar em atitude de discípulos: com o coração aberto, o ouvido atento e a vida disponível para a ação do Espírito Santo. Que estas catequeses nos ajudem a aprofundar a fé, fortalecer a comunhão e renovar o ardor missionário, para que nossa Arquidiocese seja cada vez mais casa de misericórdia, escola de oração e sinal vivo do Evangelho. Queremos acolher Dom Gregory com sincero carinho e profundo respeito, agradecendo pela sua disponibilidade generosa, pela sua dedicação à Igreja e pelo zelo pastoral com que assume esta missão. Que sua palavra nos ilumine, nos anime e nos impulsione a caminhar juntos, como Igreja viva, unida e sinodal. Com alegria e gratidão, elevemos nosso coração a Deus e recebamos, com um caloroso e fraterno aplauso, Dom Gregory, Cardeal Silveira, Arcebispo Metropolitano de Aparecida, que agora nos dirige a sua primeira Audiência arquidiocesana.

O Cardeal ao chegar ao local, inicia como indiciado.
Pres.: In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti.
Ass: Amen.

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Mc 4, 1-20

Os leitores designados se dirigem ao espaço reservado. 
Leitor: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 
Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

CATEQUESE DO CARDEAL

O Cardeal a catequese da Semana. Pode-se ser traduzida de forma resumida em outras línguas.

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

O Cardeal, em pé, convida a todos os presentes a rezarem.
Pres.: Fideles vocem Iesu magistri sequentes, dicere audemus:
Ass: Pater noster, qui es in cælis, sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in cælo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie; et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris; et ne nos inducas in tentationem; sed libera nos a malo. Amen.

BÊNÇÃO FINAL

Pres.: Dominus vobiscum.
℟.: Et cum spiritu tuo.
O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres.: Benedícat vos omnípotens Deus, Pater, et Fílius +, et Spíritus Sanctus.
℟.Amen.

℣.: Ite in pace.
O povo responde:
℟.: Deo gratias.
DESPEDIDA

O Santo Padre saúda os presentes enquanto se retira, geralmente cumprimentando alguns grupos ou pessoas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem